Projetos - Colégio Santer

Fora da escola, no nosso cotidiano, lemos e escrevemos em diferentes situações sempre movidos por algum propósito.

Acreditamos que na escola não pode ser diferente.

As propostas de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula precisam fazer sentido para as crianças.

Por essa razão, optamos por organizar os principais conteúdos do currículo em torno dos projetos didáticos.

A maior vantagem dessa escolha pedagógica é trazer para o espaço escolar aquilo que usualmente fazemos fora da escola com a leitura e a escrita, culminando na apresentação de um produto final, fruto da produção do aluno.

Possibilitar que as crianças, desde bem pequenas, participem dos diversos usos que essas práticas têm na vida social é uma das grandes responsabilidades do ensino.

1º Ano – Jogos de Mesa e Coletânea de Parlendas;

2º Ano – Galeria de Personagens dos Contos de Fadas e Reescrita dos Contos  de Fadas;

3º Ano – Fábulas, Sarau de Poemas e Contos de Assombração;

4º Ano – Crianças como você - Crianças como nós e Contos de Artimanha;

5º Ano – Heróis da Mitologia Grega e Cartas ao Leitor;

6º Ano – Coletânea de Histórias Vividas (Relato Pessoal);

7º Ano – Produção de uma Revista (Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião, Anúncio Publicitário);

8º Ano – Produção de Coletânea de Crônicas;

9º Ano – Coletânea de Artigos de Opinião;

O produto final será apresentado à comunidade escolar ao término do projeto, reunindo as famílias e convidados em momento específico para valorização do processo e resultado deste trabalho.

Leituras de Livros Paradidáticos serão solicitadas ao longo do ano para darem suporte ao projeto de escrita

Esta é a síntese do alicerce educacional do Colégio Santer:Educação em valores, que se manifesta através dos Projetos, envolvendo toda a Escola, as Famílias, tendo como personagem central o Aluno ,sua formação e saber.